quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Os aviões mais caros da atualidade.

Confira abaixo os 10 aviões mais caros da atualidade:

1. Northrop Grumman/Boeing B-2 Spirit – US$ 2,4 bilhões
Avião mais caro de todos os tempos, o B-2 Spirit com seu formato peculiar se parece mais com um disco voador, especialmente quando visto de lado. Bombardeiro de longo alcance e invisível ao radar, o aparelho pode atacar qualquer ponto do planeta, inclusive com armas nucleares, voando a uma velocidade máxima de 1.010 km/h. A Força Aérea dos EUA possui atualmente uma frota com 21 unidades do B-2.



2. Airbus A380 – US$ 428 milhões
Maior avião de passageiros da história, o A380 pode ser configurado para carregar mais de 800 passageiros em dois andares. É também o avião mais pesado da atualidade, podendo decolar com 575.000 kg e pode atingir quase 1.000 km/h. Devido ao seu preço e altíssimos custos operacionais, o “Super Jumbo” está encalhado no mercado.


3. Lockheed Martin/Boeing F-22 – US$ 350 milhões
Considerado o caça mais avançado e brutal do mundo, o F-22 pode voar duas vezes rápido que o som (velocidade máxima de 2.450 km/h) e ainda é invisível aos radares, devido a forma facetada de sua fuselagem e também por conta de um material especial que absorve as ondas de radar. A aeronave é armada com um canhão de 20 mm e pode levar quatro mísseis de longo alcance escondidos em porões internos.


4. Airbus A350 – US$ 341 milhões
Concorrente direto do Boeing 787, o Airbus A350 é outra aeronave de última geração. Seu alto preço é compensado pela economia de até 20% em consumo de combustível. O A350 também é fabricado com grandes quantidades de fibra de carbono, material que o torna mais leve e também deixa a cabine mais confortável para os passageiros, que podem respirar um ar mais úmido – sem risco de enferrujar partes metálicas do aparelho.


5. Boeing C-17 Globemaster – US$ 328 milhões
Avião de transporte militar mais caro do mundo, o C-17 alcançou tamanho valor devido às exigências pedidas pela Força Aérea dos EUA (USAF). Somente na primeira fase de desenvolvimento foram gastos mais de US$ 40 bilhões. O resultado foi a criação de uma aeronave capaz de carregar  80 toneladas de carga para qualquer ponto do planeta (o C-17 pode ser reabastecido em voo) e até mesmo pousar em pistas de terra.

6. Boeing 747-800 – US$ 300 milhões
A geração mais recente do Boeing 747, o famoso Jumbo, é atualmente a aeronave mais comprida e pode carregar, dependendo da configuração, mais de 600 passageiros por quase 15.000 km. Apesar de seu enorme porte, com quase 80 metros de comprimento, o Jumbo é uma das aeronaves comerciais mais rápidas, podendo atingir 920 km/h.


7. Boeing P-8 Poseidon – US$ 290 milhões
Aeronave militar de vigilância marítima e caçador de submarinos, o P-8 Poseidon é uma variação do jato comercial Boeing 737 desenvolvida para a Marinha dos Estados Unidos (US Navy). Possui um radar de longo alcance, detector de anomalias magnéticas e pode levar um variado leque de armas anti-navios no porão, como mísseis, bombas e minas marítimas.


8. Boeing 787 Dreamliner – US$ 250 milhões
Avião comercial de última geração, o 787 é menor e leva menos carga que o A330, por exemplo. No entanto, a recém-lançada aeronave da Boeing tem custos de operação inferiores devido ao seu consumo de combustível otimizado e também por conta de sua construção, que utiliza materiais compostos mais leves, como fibra de carbono. Como o aparelho é construído usando menos material metálico, a cabine pode ser climatizada com um ar mais úmido, aumentando o conforto a bordo sem oxidar os componentes internos.


9. Airbus A330 – US$ 245 milhões
Terceira maior aeronave da Airbus, o A330 é um dos modelos comerciais atuais de maior sucesso entre companhias aéreas. Capaz de levar quase 300 passageiros, o avião tem alcance de 12.300 km e pode voar a velocidade máxima de 870 km/h. Também é utilizado como cargueiro e pode decolar com até 230.000 kg de peso máximo.


10. Northrop Grumman E-2 Hawkeye – US$ 232 milhões
Chamado de “olhos da frota”, o E-2 Hawkeye é um avião de configuração até simples e motores turbo-hélices, que são mais baratos que turbojatos. Essa aeronave, porém, é cara devido ao radar instalado na parte superior da fuselagem. Esse equipamento, com alcance de 200 km, serve para detectar e acompanhar ameaças que se aproximem de um porta-aviões, uma vez que esse modelo pode ser operado a partir de navios-aerodromos.

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